Turismo Cultural e Educação Patrimonial

Curso de Especialização e Aperfeiçoamento


Área de Matrícula

Bem-vindo, Bem-vinda à área de matrícula do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Turismo cultural e Educação Patrimonial do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, IPN, em parceria com a Faculdade Van Gogh – FVG.

O curso é constituído por 10 módulos com duração de 1 mês cada, sendo que os mesmos podem ser oferecidos de maneira independente para alunos que tenham interesse em temática específica. Com duração 12 meses, carga horária de 360h, 100% online/ao vivo. Só serão diplomados os alunos que cumprirem todos os requisitos pedagógicos e contratuais.
Estudos recentes sobre a retomada da atividade turística pós pandemia apontam que o turismo cultura l - será o campo que mais atrairá visitantes, pesquisadores em cultura, artes, assim como aqueles que valorizam o patrimônio e a memória local. Nesse sentido, temos o entendimento que o curso de Turismo cultural e Educação patrimonial, muito tem a contribuir com o momento.
A/O aluna/o terá 18 meses de acesso ao curso em ambiente virtual, contados a partir da primeira aula.
>> Seguem algumas informações adicionais : As aulas acontecem às quartas-feiras de 19h às 22h e ficarão gravadas para quem não possa assistir em tempo real.

Espero que você esteja conosco em 2024 na pós graduação de Turismo Cultural e Educação Patrimonial.
A turma terá início quando tivermos o mínimo de 35 alunos matriculados. A previsão de início das aulas é dia 03/04/2024.

Investimento à vista é de R$4.500,00 - Parcelado em 18 x de R$250,00

Desconto especial aos matriculados até 15/03/2024 de 20%. À vista R$3.600,00 - Parcelado em 18 x de R$200,00 - Taxa de matrícula igual a R$ 150,00

O vencimento da mensalidade ocorre todo dia 15 de cada mês.

Documentação necessária para matrícula (digitalizada e legível):
- Cópia Diploma da graduação assinado (frente e verso); (salvar em pdf);
- Cópia Histórico da graduação;(salvar em pdf);
- Cópia de Certidão de nascimento ou casamento; (salvar em pdf);
- Cópia Identidade; não serve CNH (salvar em pdf);
- Cópia CPF; (salvar em pdf);
- Cópia Título Eleitoral;(salvar em pdf);
- Certidão do TSE (salvar em pdf);
- Cópia de Comprovante de residência (atualizado e em seu nome); (salvar em pdf);
- Cópia Certificado de Reservista (masculino – até 45 anos); (salvar em pdf);
- Foto 3x4 colorida, tirada de frente, com fundo branco, com menos de 6 meses. (salva em jpeg); 

Depois da análise, o (a) aluno (a) receberá um aviso sobre a validação da documentação.

Conteúdo do Programa

DISCIPLINA 1 : O Turismo e seus conceitos fundamentais
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Wallace Araújo
CARGA HORÁRIA: 36h

DISCIPLINA 2 :  Turismo Cultural e suas segmentações
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Rafael Moraes
CARGA HORÁRIA: 36h

DISCIPLINA 3: Epistemologias Educação Patrimonial
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Átila Tolentino e Carla Marques
CARGA HORÁRIA: 36h

DISCIPLINA 4: Cidades e Territórios Afetivos sob a Ótica da Educação Patrimonial e turismo cultural
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Adson Pinheiro
CARGA HORÁRIA: 36h

DISCIPLINA 5: Imagens, História e Narrativas 
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Cláudio Honorato  
CARGA HORÁRIA: 36h

DISCIPLINA 6: Experiências e vivências da Educação patrimonial e Turismo cultura 
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Ana Luiza e Jean Paul
CARGA HORÁRIA: 36 h 

DISCIPLINA 7: Espaço, Cultura e Educação Patrimonial  
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Wallace Araújo 
CARGA HORÁRIA: 36h

DISCIPLINA 9: Turismo Pedagógico 
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Rafael Moraes 
CARGA HORÁRIA:36h 

DISCIPLINA 8: Museologia Social 
PROFESSORA RESPONSÁVEL:  Carla Marques
CARGA HORÁRIA: 36h

DISCIPLINA 10: Educação patrimonial, Turismo e inclusão social -
PROFESSORA RESPONSÁVEL:  Rafael Moraes 
Carga horária : 36 h 

DISCIPLINA 11: Didática do Ensino Superior 
PROFESSORA RESPONSÁVEL:  Raquel da Silva Alves
Carga horária : 36 h

DISCIPLINA 12: Seminário Interdisciplinas
TODOS OS PROFESSORES
Carga horária: 36 h

Público Alvo

O curso tem um caráter interdisciplinar dirigindo-se a Turismólogos, Historiadores, Pedagogos, Sociólogos, Antropólogos, Museólogos e demais graduados interessados.

  Carla Marques

Carla Marques

Doutora - Coordenadora e professora do curso

Pesquisadora Adjunta da Instituto de Pesquisa e Memória Pretos. Atua no Educativo e na área de Desenvolvimento de projetos do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana /UERJ/2015 (2015) Mestre em Geografia Humana/UERJ/2008 Especialista em sociologia Urbana/2005; especialista em Políticas Territoriais no Estado do Rio de janeiro/UERJ; graduada em Ciências Sociais; Bolsista da UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL, Tutora modalidade presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB/ CEDERJ), professora - tutora do RJ, Coordenadora da Especialização em Turismo Cultural e Educação patrimonial /IPN/Van Gogh/2024.

Wallace Araújo

Professor Mestre e Doutor

Mestre e Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em associação com a Université Sorbonne Paris Nord (França), pesquisou a migração como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Brasil (CAPES). Possui Especialização em Patrimônio Cultural no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) na qual pesquisou sobre o corpo que samba; Graduação em Licenciatura Plena em Turismo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) cuja pesquisa debruçou-se sobre a interface entre o turismo e o patrimônio cultural do samba carioca; e Curso Técnico Profissionalizante em Administração pelo Colégio Casimiro de Abreu (COCA). Atualmente é Docente do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Patrimonial, no Instituto de Pesquisa e Memória dos Pretos Novos (IPN), Editor Executivo da Revista Interinstitucional Artes de Educar (RIAE), Pesquisador do Projeto Vidas Paralelas Migrantes (CAPES-COFECUB), do Grupo de Pesquisa Âncora (UERJ), do Laboratório AfeTAR (UERJ), do Grupo FRESTAS (UNIRIO), do Observatório de Carnaval (OBCAR-UFRJ), do Núcleo de Pesquisa do Samba no Pé Urbano Carioca (SaPUCA-UFRJ) e do Coletivo Voz Urbana.Artista-Bailarino reconhecido pelo Sindicado dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro (SPDRJ) e com formação pelo Centro de Artes Nós da Dança (CAND), é Representante Legal da Favela Compagnie (França/Brasil) e compõe a Companhia Aérea de Dança desde 2003, traçando uma trajetória tanto artística quanto acadêmica, cujo enfoque se direciona aos estudos de migração, arte, educação, sociedade e cultura. (Texto informado pelo autor)

 

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2969579487758479

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Carolinne Martins de Melo Botinno

Professora Doutora

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense, Mestra em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Fundação Getúlio Vargas, Especialista em Gestão de Empreendimentos Turísticos pela Universidade Federal Fluminense, em Sociologia Urbana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Bacharel em Turismo pela Universidade Veiga de Almeida. Possui ampla experiência na área de turismo, com ênfase em agenciamento, operações e eventos. Integra o corpo docente, permanente, do Bacharelado em Turismo na Universidade do Estado do Rio de Janeiro como professora adjunta I e coordena os projetos de extensão Conexão Turismo e NETAS

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1864522305463900

Rafael Moraes

Rafael Moraes

Professor Especialista

Bacharel em Turismo - Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2012) com Especialização em Turismo Cultural - Universidade Santa Úrsula (2019) e MBA em Comunicação e Marketing do Turismo - Universidade Estácio de Sá (2023). Possui vasta experiência no setor turístico nacional e para países da América do Sul e União Europeia. É diretor da Rafaturis Agência de Turismo onde também atua como agente de viagens e Guia de turismo. Turismólogo e Guia de Turismo no IPN - Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos. Consultor independente, prestando serviço nos segmentos de turismo religioso, lazer e cultural.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4591364016070309

Atila Tolentino

Atila Tolentino

Professor Doutor

Graduado em Letras  e especialista em gestão de políticas públicas de cultura pela UnB. Mestre e doutorando em Sociologia pela UFPB. É da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Gestão, com atuação no Instituto Brasileiro de Museus. Atuou no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, onde coordenou as atividades da Casa do Patrimônio da Paraíba e assumiu a Coordenação de Gestão Museológica do Departamento de Museus e Centros Culturais.

Adson Pinheiro

Professor Doutor

Doutorando em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Licenciado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), é mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em História do Brasil pela Universidade Vale do Acaraú (UVA), Especialista em Gestão e Políticas Culturais da Universidade de Girona (Espanha) em colaboração com o Observatório Itaú Cultural - SP e MBA em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado (UVA). Além disso, é especialista em Arqueologia Social Inclusiva da URCA e especialista em Políticas Culturais de Base Comunitária pela pós graduação Internacional en Políticas Culturales de Base Comunitaria pela Facultad Latino americana de Ciências Sociales - Argentina.

Wangles Avelis

Professor Mestre

Turismólogo e Professor, possui graduação em Turismo - Licenciatura Plena pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2013), Especialização em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde pela FIOCRUZ (2015). Atualmente é tutor presencial da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e tutor presencial da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Professor da disciplina Estudos Turísticos no segundo segmento do Ensino Fundamental no município de Saquarema-RJ e Professor da disciplina de Educação Patrimonial e Turismo do Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Turismo Cultural do Instituto Pretos Novos.

Ana Luiza Rios Martins

Professora Doutora

Doutora em História - UFPE (2019), com bolsa CNPq. Leciona há 6 anos no curso de Graduação em História da UAB-UECE e há 10 anos na Especialização em História do Brasil da UVA-IDJ. Participa do Grupo de Pesquisa DÍCTIS - Laboratório de Estudos e Pesquisa em História e Culturas e do Grupo de Pesquisa CORPUS - Grupo de Estudos e Pesquisas em História dos Corpos e das Sensibilidades, ambos vinculados ao CNPq. Coordena o GT de História Cultural da Anpuh-CE. Tem experiência na área de História, com ênfase em História e Música, Teoria e Metodologia da História e História da Historiografia.

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7683715326018849

Joana da Silva Castro Santos

Professora Mestra

Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (Programa EICOS/UFRJ). Graduada em Licenciatura em Turismo (UFRRJ). Pesquisadora dos seguintes grupos de pesquisa: Governança, Ambiente, Políticas Públicas, Inclusão e Sustentabilidade - GAPIS (UFRJ); Núcleo Sinergia: subjetividades, turismo, natureza e cultura (UFRJ); Imaginário, mobilidade e patrimônio (UFJF) e Grupo de Pesquisa Turismo, Cidades e Patrimônio - GPTCP (UFMA). Coordenadora do Observatório do Turismo da Cidade de São Luís do Maranhão vinculado ao GPTCP/UFMA e editora de seção na Revista Turismo & Cidades (ISSN 2674-6972).

Claudio de Paula Honorato

Claudio de Paula Honorato

Doutor - Coordenador e Professor do Curso

Doutorado em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil(2021).

Diretor pesquisa histórica do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, Brasil.

Link para acessar o Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/6916991582465063

 

Raquel da Silva Alves

Professora Doutora

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (2003). Mestrado (2009) e Doutorado (2015) em História Social pela mesma instituição. Tem experiência na área de Prática de Ensino em História, com ênfase em História da Educação, Formação Docente, Currículo da disciplina de História e Docência no ensino superior. Professora do ensino básico na rede municipal de ensino de Fortaleza e atua como professora tutora no curso de Licenciatura em História, modalidade a distância UAB-UECE.


Turismo Cultural e Educação Patrimonial
INSCRIÇÃO

R$150,00
+ Mensalidade 18x de R$200,00

Modalidade EAD/Ao vivo

Possui Certificado sim

Carga HR 360h


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*Condição para pagamento à vista. Em caso de parcelamento podem ser aplicadas taxa de juros.