Público Alvo
O curso tem um caráter interdisciplinar dirigindo-se a Turismólogos, Historiadores, Pedagogos, Sociólogos, Antropólogos, Museólogos e demais graduados interessados.
Carla Marques
Doutora - Coordenadora e professora do curso
Pesquisadora Adjunta da Instituto de Pesquisa e Memória Pretos. Atua no Educativo e na área de Desenvolvimento de projetos do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana /UERJ/2015 (2015) Mestre em Geografia Humana/UERJ/2008 Especialista em sociologia Urbana/2005; especialista em Políticas Territoriais no Estado do Rio de janeiro/UERJ; graduada em Ciências Sociais; Bolsista da UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL, Tutora modalidade presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB/ CEDERJ), professora - tutora do RJ, Coordenadora da Especialização em Turismo Cultural e Educação patrimonial /IPN/Van Gogh/2024.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5694217474416598
Wallace Araújo
Professor Mestre e Doutor
Prof. Dr. Wallace Araújo Mestre e doutor em Psicologia Social (UERJ) em associação com a Université Sorbonne Paris Nord (França), especialista em Patrimônio Cultural (CEFET-RJ) e licenciado pleno em Turismo (UFRRJ). Atualmente é professor da Pós-Graduação em Turismo Cultural e Educação Patrimonial, no Instituto de Pesquisa e Memória dos Pretos Novos (IPN) e professor convidado da Pós-Graduação em Patrimônio Cultural (CEFET-RJ), além de pesquisador do Núcleo SaPUCA (UFRJ) e do Observatório de Carnaval (UFRJ). http://lattes.cnpq.br/2969579487758479
Carolinne Martins de Melo Botinno
Professora Doutora
Doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense, Mestra em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Fundação Getúlio Vargas, Especialista em Gestão de Empreendimentos Turísticos pela Universidade Federal Fluminense, em Sociologia Urbana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Bacharel em Turismo pela Universidade Veiga de Almeida. Possui ampla experiência na área de turismo, com ênfase em agenciamento, operações e eventos. Integra o corpo docente, permanente, do Bacharelado em Turismo na Universidade do Estado do Rio de Janeiro como professora adjunta I e coordena os projetos de extensão Conexão Turismo e NETAS
Rafael Moraes
Professor Especialista
Bacharel em Turismo - Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2012) com Especialização em Turismo Cultural - Universidade Santa Úrsula (2019) e MBA em Comunicação e Marketing do Turismo - Universidade Estácio de Sá (2023). Possui vasta experiência no setor turístico nacional e para países da América do Sul e União Europeia. É diretor da Rafaturis Agência de Turismo onde também atua como agente de viagens e Guia de turismo. Turismólogo e Guia de Turismo no IPN - Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos. Consultor independente, prestando serviço nos segmentos de turismo religioso, lazer e cultural.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4591364016070309
Atila Tolentino
Professor Doutor
Graduado em Letras e especialista em gestão de políticas públicas de cultura pela UnB. Mestre e doutorando em Sociologia pela UFPB. É da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Gestão, com atuação no Instituto Brasileiro de Museus. Atuou no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, onde coordenou as atividades da Casa do Patrimônio da Paraíba e assumiu a Coordenação de Gestão Museológica do Departamento de Museus e Centros Culturais. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6973805479624905
Adson Pinheiro
Professor Doutor
Doutorando em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Licenciado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), é mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em História do Brasil pela Universidade Vale do Acaraú (UVA), Especialista em Gestão e Políticas Culturais da Universidade de Girona (Espanha) em colaboração com o Observatório Itaú Cultural - SP e MBA em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado (UVA). Além disso, é especialista em Arqueologia Social Inclusiva da URCA e especialista em Políticas Culturais de Base Comunitária pela pós graduação Internacional en Políticas Culturales de Base Comunitaria pela Facultad Latino americana de Ciências Sociales - Argentina.
Marcelo Renan Oliveira de Souza
Professor Mestre
Historiador, gestor cultural e pesquisador. Atualmente é Gerente de Patrimônio Imaterial na Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe e Doutorando no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) da Universidade Federal da Bahia. É Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan e especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (Espanha) em colaboração com o Observatório Itaú Cultural – SP e em Políticas Culturais de Base Comunitária pela pós graduação Internacional en Políticas Culturales de Base Comunitaria pela Facultad Latino americana de Ciências Sociales - Argentina. Atua na gestão, promoção, difusão e salvaguarda do Patrimônio cultural com ênfase em políticas públicas para bens para o patrimônio culturais de natureza imaterial, para povos e comunidades tradicionais. Possui experiência na docência no ensino superior, na elaboração de projetos e materiais técnicos e de materiais voltados à educação patrimonial. Tem participado de bancas de avaliação de projetos e editais nas áreas de Cultura Popular e Patrimônio Cultural. É co-organizador das publicações "Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco e da cartilha "Jogo do Patrimônio 2.0". coordena o projeto “Patrimônio Cultural em libras e o Glossário do Patrimônio Cultural do Recife em Libras”. Participa do grupo de pesquisa "Observatório da Diversidade Cultural" desde julho de 2020. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do
Raquel da Silva Alves
Professora Doutora
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (2003). Mestrado (2009) e Doutorado (2015) em História Social pela mesma instituição. Tem experiência na área de Prática de Ensino em História, com ênfase em História da Educação, Formação Docente, Currículo da disciplina de História e Docência no ensino superior. Professora do ensino básico na rede municipal de ensino de Fortaleza e atua como professora tutora no curso de Licenciatura em História, modalidade a distância UAB-UECE.
Claudio de Paula Honorato
Doutor - Coordenador e Professor do Curso
Doutorado em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil(2021).
Diretor pesquisa histórica do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, Brasil.
Link para acessar o Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/6916991582465063